O jovem Fábio Maciel Gomes, de 19 anos, foi vítima de vingança na noite desta terça-feira (30), no bairro da Torre.
Ele estava dentro de casa quando dois homens desconhecidos chegaram querendo matar a irmã da vítima conhecida por Verônica, mas como ela não foi encontrada os acusados resolveram se vingar e mataram o irmão.
Os assassinos efetuaram vários disparos contra o jovem que morreu no local.
Não há informações sobre os motivos do crime.
Redação com PB Agora
quarta-feira
Equipamentos para vigilância de vulcão que pode provocar Tsunami na PB são roubados
Como indicado pelo órgão, em um comunicado, o aparelho ficava em uma estação de geoquímica, tendo sido colocado permanentemente em La Palma desde janeiro de 2000 para monitorar o vulcão Cumbre Vieja, o mesmo funcionava fazendo um registro contínuo das emissões de gases vulcânicos não são visíveis a olho nu nos últimos 11 anos, em particular da emissão difusa de dióxido de carbono (CO2), um importante parâmetro para o monitoramento do vulcão.
O custo do equipamento é de cerca de 35.000 euros.
O vulcão Cumbre de Vieja é apontado como possível responsável por uma tragédia futura de grandes dimensões, que resultaria em uma Tsunami no Oceano Atlântico, atingindo inclusive o litoral brasileiro e mais especificamente os estados da Paraíba e Pernambuco.
Recentemente o ClickPB fez uma entrevista com um geógrafo que acompanha o caso desde 2007, leia.
"Não estamos deitados em berço esplêndido". Com esta frase o geógrafo, Paulo Rosa, fez um alerta estarrecedor, tratando da possibilidade de um tsunami (onda gigante) atingir o litoral paraibano.
Professor de Geociências da UFPB (Universidade Estadual da Paraíba), na cidade de João Pessoa, Paulo revelou que em 2007 foi procurado por pesquisadores ingleses que monitoram a atividade vulcânica na Ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, onde o vulcão Cumbre Vieja é o grande motivo de preocupação, já que se entrar em erupção pode provocar um desmoronamento de grandes proporções no oceano Atlântico, resultado em ondas que poderiam "viajar" em uma velocidade de até mil quilômetros por hora (em um ângulo de 360º), atingindo o litoral nordestino, apenas 8 horas após o início da catástrofe.
O aumento da preocupação global com possível desastre é o fato de que nas últimas semanas dezenas de tremores de terra de pequena magnitude vêm ocorrendo nas Ilhas Canárias, podendo, segundo alguns pesquisadores, indicar uma retomada da atividade vulcânica na região.
O Comité Científico do Plano Especial de Proteção Civil e Emergência de Risco Vulcânico, nas Ilhas Canárias (PEVOLCA), se reuniu na semana passada na ilha "El Hierro" para avaliar o aumento da atividade sísmica registada. Para que se tenha uma ideia da seriedade do fato, o Instituto vulcanológico das Canarias enviou uma equipe de especialistas para conduzir um estudo de emissões em toda região, a fim de fornecer informações adicionais sobre essa anomalia sísmica detectada.
Falta de estrutura para pesquisa é maior problema
"Desde 2007 estamos tentando um convênio entre UFPB, Ministério da Ciência e Tecnologia, Marinha do Brasil e Governo do Estado, mas até hoje nada aconteceu", desabafa o professor, que torce para que o governador, Ricardo Coutinho, busque o governo federal para viabilizar uma estrutura que possa monitorar as marés.
Rosa alertou ainda que é necessário que seja criado um plano de evacuação das cidades do litoral paraibano para que, no caso de um tsunami, vidas humanas não sejam perdidas. "Imaginemos que esta onda tivesse apenas um metro e a mesma ocorresse em uma maré 2.8, teríamos uma onda de quase 4 metros de altura e a maior parte do litoral paraibano não está mais de 3 metros acima do nível do mar", avaliou.
O problema é que segundo pesquisas recentes no Reino Unido, as ondas geradas por este desastre podem passar dos 30 metros, mas sobre estes números Paulo Rosa desconversa. "Não posso afirmar nada disso sem dispor do equipamento adequado para que possamos fazer as projeções necessárias. Já houve um caso de ondas de mais de 30 metros atingindo o Canadá, justamente por um deslocamento de terra, mas é impossível fazer esta previsão sobre o Brasil, se não temos a estrutura mínima para os estudos".
Existe proteção?
O que poderia proteger os brasileiros, mais especialmente os habitantes do litoral nordestino de uma tragédia dessa magnitude? Segundo o professor Paulo, a natureza é a grande defesa do nosso litoral, através dos arrecifes e mangues, mas com a destruição deste ecossistema por parte da sociedade, que a cada dia ocupa uma faixa de terra mais próxima do mar, a tendência é que o tsunami não encontrasse nenhuma resistência, provocando um desastre incalculável.
"Precisamos preservar os mangues e os arrecifes por diversos motivos e este caso de uma onda gigante é apenas mais uma das razões", refletiu.
O que é a estrutura adequada?
Segundo o professor Paulo Rosa, a estrutura adequada para o monitoramento das marés e demais pesquisas relacionadas a esta área em João Pessoa, em 2007, ficaria por volta de R$ 14 milhões, custo estimado na época em que se cogitou a assinatura de um convênio. Um valor bastante pequeno, se considerarmos, por exemplo, os custos da Estação Ciência (obra arquitetônica localizada em João Pessoa), no Cabo Branco cujo valor passa dos R$ 47 milhões.
"Seria necessária a construção de um prédio com uma estrutura moderna e um supercomputador. Além de estações oceanográficas que seriam espalhadas por todo o litoral", explicou.
Um navio da Marinha do Brasil ainda seria incluído no projeto, para auxiliar nas pesquisas.
Existe motivo para pânico?
Não existe motivo para pânico, segundo o professor. Apesar de não se saber quando ocorrerá esta catástrofe, o ideal é fazer o monitoramento do oceano e preparar a população para o caso de uma tsunami, com informação e um plano de evacuação. "Toda uma população tentando deixar o litoral por uma única BR é algo impraticável", arrematou Paulo Rosa.
Da Redação com Click PB
Ministro nega retorno de vereador Sérgio da Sac a Câmara Municipal de João Pessoa
SÉRGIO DA SAC
O vereador Sérgio da Sac (PRP) não conseguiu retornar a Câmara Municipal de João Pessoa. Desta vez, o impedimento ficou por conta de uma decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira a decisão na íntegra:
DECISÃO
AÇÃO CAUTELAR - AGRAVO DE INSTRUMENTO - EFICÁCIA SUSPENSIVA ATIVA - RECURSO ESPECIAL - DECISÃO INTERLOCUTÓRIA - INADEQUAÇÃO - NEGATIVA DE SEGUIMENTO.
1. A Assessoria prestou as seguintes informações:
Nesta ação, com pedido de liminar, Evandro Sérgio de Azevedo Araújo requer a atribuição de efeito suspensivo ativo a agravo de instrumento protocolado perante o Regional da Paraíba e pendente de remessa a este Tribunal.
O acórdão impugnado mediante o especial, cujo processamento busca-se alcançar, resultou do desprovimento de agravo regimental, implicando a manutenção da decisão por meio da qual indeferido o pleito de medida liminar na ação cautelar formalizada com vistas a conferir eficácia suspensiva a recurso eleitoral, cujo objetivo é a reforma da sentença de procedência parcial do pedido veiculado em ação de investigação judicial eleitoral ajuizada contra o ora autor.
Narra-se que o Juízo Eleitoral da 64ª Zona de João Pessoa, assentando a prática dos ilícitos descritos nos artigos 30-A e 41-A da Lei nº 9.504/1997, cassou o diploma de Evandro Sérgio de Azevedo Araújo, então Vereador do Município de João Pessoa, impondo-lhe multa. Ordenou, ainda, o cumprimento imediato da sentença, determinando a posse do primeiro suplente, ocorrida em 4 de julho de 2011.
Os fatos que ensejaram a condenação consistiram em distribuição de material esportivo com o nome do candidato durante a campanha nas eleições suplementares do Município em 2008.
O autor insurge-se contra a incidência do artigo 257 do Código Eleitoral, evocado na sentença e na decisão que resultou no indeferimento do pedido veiculado na ação cautelar no Regional, porque a determinação de execução imediata contida em tal dispositivo seria dirigida somente a acórdãos.
Diz do cabimento desta medida, articulando com o disposto no artigo 798 do Código de Processo Civil, a autorizar a utilização do poder geral de cautela por este Tribunal para determinar o retorno do autor ao cargo até o pronunciamento final do Regional quanto ao recurso eleitoral interposto.
Afirma a plausibilidade de ser provido o agravo de instrumento formalizado, porque, no Juízo primeiro de admissibilidade, não se teriam apontado quais os requisitos não preenchidos pelo especial. Argumenta que, caso provido o agravo, seria longo o período necessário até a apreciação final do recurso especial, a caracterizar o perigo de dano de difícil reparação.
Ressalta a excepcionalidade do afastamento, pelo Juízo de primeiro grau, de mandatário eleito, em homenagem à vontade popular. Menciona vários casos nos quais houve retorno ao cargo por força de liminares concedidas pelo Tribunal Eleitoral da Paraíba, atribuindo a negativa do pedido veiculado na ação cautelar a perseguição política sofrida pelo autor.
Consoante aduz, seriam relevantes as razões apresentadas no recurso eleitoral cujo efeito suspensivo foi negado pelo Regional, porque a sentença condenatória estaria lastreada em prova frágil, exclusivamente testemunhal, pela qual não se poderia chegar à conclusão da ocorrência dos alegados ilícitos. Assevera a plausibilidade do especial contra o acórdão que implicou a manutenção da negativa de efeito suspensivo ao recurso eleitoral e da inadequação do Enunciado nº 735 da Súmula do Supremo, o qual apenas seria observável em hipótese de deferimento da medida acauteladora.
Argumenta que, tendo sido o suplente empossado durante o recesso da Câmara Municipal, cujos trabalhos ter-se-iam reiniciado há poucos dias, a recondução do autor ao cargo de Vereador não trará qualquer prejuízo às atividades do Poder Legislativo local.
Requer a concessão de medida liminar, para conferir efeito suspensivo ativo ao agravo de instrumento interposto e determinar o retorno ao cargo até a publicação do pronunciamento definitivo do Regional no recurso eleitoral. No mérito, após a citação dos réus e a manifestação do Ministério Público Eleitoral, pede a confirmação do pedido de medida acauteladora.
Com a inicial, vieram cópias da sentença do Juízo da 64ª Zona Eleitoral e de peças alusivas aos processos relativos à investigação judicial eleitoral e à ação cautelar manejada perante aquele Regional, da minuta do agravo de instrumento e de documentos que demonstram a posse do suplente, ocorrida em 4 de julho de 2011.
Anoto não constarem do processo cópias da decisão agravada e das razões do recurso especial eleitoral.
2. Observem a organicidade e a dinâmica do Direito. A esta altura, somente serve ao autor o empréstimo de eficácia suspensiva ativa a agravo de instrumento interposto com a finalidade de imprimir trânsito a recurso especial, cuja natureza revela o efeito meramente devolutivo e, se cabível, o de obstaculizar o trânsito em julgado do que decidido. O autor não obteve, até aqui, decisão favorável. Assim, a concessão de simples eficácia suspensiva ao agravo não acarretaria utilidade.
Sob o ângulo do efeito suspensivo ativo ao especial, o processo judicial eleitoral prima pela concentração. Tal como ocorre relativamente ao especial para o Superior Tribunal de Justiça e ao extraordinário para o Supremo, de regra as decisões interlocutórias não são impugnáveis de imediato. Mais do que isso, o autor já está afastado do exercício do mandato de Vereador.
Da Redação com Portal Correio
segunda-feira
Cúpula do sistema penitenciário se reúne no PB1 para conter crise
A reunião tenta acalmar ânimos dos detentos após notícia de transferências
Desde o início da manhã desta segunda-feira, 29, a cúpula do sistema penitenciário do Estado está reunida no complexo penitenciário Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2) com o objetivo de conter a tensão instalada naquele estabelecimento prisional, inclusive com greve de fome por parte de alguns internos.
A reunião conta com a participação do capitão Sérgio Fonseca, diretor daquele complexo prisional, que vem sendo alvo de denúncias de maus tratos contra os internos.
A tensão naquele presídio começou no sábado quando os detentos recolhidos nos presídios PB1 e PB2, Sílvio Porto, Róger e Santa Rita tomaram conhecimento de que alguns internos seriam transferidos para presídio federal e, inclusive, já existia uma relação com os escolhidos.
Além disso, alguns presos do PB1 e PB2 estariam iniciando greve de fome em represália a atual direção que impôs linha dura. Durante uma operação de segurança, conhecida por ‘pente fino’ agentes penitenciários haviam localizado celulares, armas e, inclusive, estimulante sexual.
Até às 10h30 a reunião ainda estava em andamento e nenhuma informação sobre o que estava sendo decidido havia sido divulgado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local, como também familiares dos presos que aguardam notícias.
Nesse fim de semana a Pastoral Carcerária não confirmou possíveis maus tratos aos apenados. No sábado o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (secção da Paraíba), Odon Bezerra esteve no presídio e não constatou nenhuma irregularidade, inclusive chegou a conversar com alguns apenados.
Da Redação com WSCom
A reunião conta com a participação do capitão Sérgio Fonseca, diretor daquele complexo prisional, que vem sendo alvo de denúncias de maus tratos contra os internos.
A tensão naquele presídio começou no sábado quando os detentos recolhidos nos presídios PB1 e PB2, Sílvio Porto, Róger e Santa Rita tomaram conhecimento de que alguns internos seriam transferidos para presídio federal e, inclusive, já existia uma relação com os escolhidos.
Além disso, alguns presos do PB1 e PB2 estariam iniciando greve de fome em represália a atual direção que impôs linha dura. Durante uma operação de segurança, conhecida por ‘pente fino’ agentes penitenciários haviam localizado celulares, armas e, inclusive, estimulante sexual.
Até às 10h30 a reunião ainda estava em andamento e nenhuma informação sobre o que estava sendo decidido havia sido divulgado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local, como também familiares dos presos que aguardam notícias.
Nesse fim de semana a Pastoral Carcerária não confirmou possíveis maus tratos aos apenados. No sábado o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (secção da Paraíba), Odon Bezerra esteve no presídio e não constatou nenhuma irregularidade, inclusive chegou a conversar com alguns apenados.
Da Redação com WSCom
quinta-feira
Repórter espanhola posa nua para revista
Ela deixou o microfone e o gramado de lado para fazer sucesso nua numa revista da Espanha. A repórter Ana Cañabate – considerada a nova Sara Carbonero, a namorada de Iker Casillas – deixou o treino do Hércules Football Club para tirar a roupa para "Interviu".
Em fotos ousadas, ela aparece com camiseta molhada, posando com bolas de futebol e até com um uniforme do clube que cobre na Espanha. Ana garantiu que chama muito a atenção de jogadores e torcedores e mantém toda feminilidade nos treinos.
– Isso sempre acontece, porque há poucas jornalistas mulheres. Eu uso saltos, jeans apertado ou shorts sempre. Tenho 1,75m e quando coloco salto chego a medir 1,82m. E, às vezes mais. Para a minha estatura ou meu cabelo super longo, chamo a atenção. Mas não faço intencionalmente, é meu jeito de ser – afirmou.
Perguntada se os jogadores tentam seduzi-la, a repórter afirmou que sim.
– Muitos jogadores me pedem para eu dar meu telefone. Até ligam para os meus chefes para conseguirem o meu número. Acontece com bastante frequência – falou.
Logo após ser bicampeã mundial, musa italiana da natação faz sua oitava tatuagem
Federica Pellegrini, de 23 anos, desenhou crânio com flores para dar uma "virada" na vida
Pellegrini já fez tribal no fim das costas e desenhos na nuca
Publicidade
A imagem da vez é de um crânio mexicano, decorado com flores coloridas, simbolizando a morte e a vida. Mas, em seu site oficial, a nadadora explicou que para ela o desenho é a metáfora do fim de uma época ruim, um ponto de virada em sua vida.
Segundo o blog Questione di Stile, do jornal Gazzetta dello Sport, Pellegrini aproveitou uma brecha que teve em seu calendário e fez o desenho com seu tatuador preferido, Jesolo.
A italiana começou a fazer tatuagens aos 14 anos, ao desenhar um dragão no tornozelo direito. A partir daí, vieram um tribal nas costas, desenhos de fênix, palavras, e rosas. Todas as tatuagens têm um significado específico e representam, para a nadadora, um momento em sua vida.
Pellegrini sagrou-se bicampeã mundial dos 200 m e dos 400 m livres em Xangai, em julho - havia vencido as mesmas categorias em 2009, em Roma. Ela também levou a medalha de ouro nos 200 m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Lady Gaga é a celebridade mais poderosa do mundo
Nova York (EUA) - De acordo com lista publicada na revista "Forbes", Lady Gaga é a celebridade mais poderosa do mundo - a loura superou a apresentadora Oprah Winfrey.
Gaga subiu quatro posições em relação ao ano passado.
Um dos principais motivos é o sucesso da cantora nas redes sociais - ela tem mais de 10 milhões de seguidores do Twitter.
Segundo a publicação, a diva pop faturou cerca de US$ 90 milhões nos últimos 12 meses.
Outros famosos aparecem na lista, como a rainha Elizabeth (posição 49), a brasileira Gisele Bündchen (posição 60) e Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue norte-americana (número 69).
Um dos principais motivos é o sucesso da cantora nas redes sociais - ela tem mais de 10 milhões de seguidores do Twitter.
Segundo a publicação, a diva pop faturou cerca de US$ 90 milhões nos últimos 12 meses.
Outros famosos aparecem na lista, como a rainha Elizabeth (posição 49), a brasileira Gisele Bündchen (posição 60) e Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue norte-americana (número 69).
Taty Princesa relembra seu tempo de psicóloga e posa de terninho para editorial
Taty Princesa posa de terninho Foto: Yuri Graneiro
42,8% dos alunos do 3º ano sabem o esperado em matemática, diz prova
Avaliação reuniu 6 mil alunos de escolas públicas e privadas.
Prova ABC mediu ainda desempenho em leitura (56,1%) e escrita (53,4%).
Alunos em aula
Uma avaliação feita com alunos que cursaram em 2010 o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do país mostram que menos da metade (42,8%) das crianças aprendeu o mínimo que se era esperado no conteúdo de matemática para este nível do ensino, com uma grande diferença de desempenho entre estudantes de escolas privadas e públicas.
O resultado da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) mostrou ainda que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em leitura, e 53,4% dos estudantes tiveram desempenho dentro do esperado em redação.A Prova ABC mostra ainda uma grande variação entre as regiões do país e as redes de ensino (pública e privada). Sul e Sudeste obtiveram os melhores desempenhos, enquanto Norte e Nordeste mostraram as piores avaliações.
A prova foi aplicada no primeiro semestre deste ano para cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para medir seu conhecimento do conteúdo até o 3º ano (2ª série). A avaliação foi elaborada em uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro /Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cada criança respondeu a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática (o aluno fez testes de apenas uma das duas áreas). Além disso, todas elas escreveram uma breve redação, a partir de um tema único. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos ao final do terceiro ano, que representa o fim do ciclo básico de alfabetização.
Matemática
Na prova de matemática, o objetivo era obter no mínimo 175 pontos para mostrar domínio da adição e subtração e conseguir resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas. Estes 175 pontos correspondem ao conhecimento esperado dos alunos desta série segundo escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
No total, 42,8% do total das crianças tendo aprendido o que era esperado para esta etapa do ensino em matemática. A média nacional foi de 171,1 pontos, sendo que entre os alunos da rede privada foi de 211,2 pontos, a da rede pública ficou em 158,0 pontos.
Média de pontos em matemática e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) | ||||
---|---|---|---|---|
Região | Rede pública | Rede privada | Média | |
BRASIL | 158,0 pontos (32,6%) | 211,2 pontos (74,3%) | 171,1 pontos (42,85%) | |
Norte | 145,4 pontos (21,9%) | 196,7 pontos (67,7%) | 152,6 pontos (28,3%) | |
Nordeste | 148,9 pontos (25,2%) | 186,9 pontos (54,7%) | 158,2 pontos (32,4%) | |
Sudeste | 161,9 pontos (35,6%) | 224,2 pontos (80,6%) | 179,1 pontos (47,9%) | |
Sul | 171,3% pontos (44,5%) | 224,9 pontos (86,3%) | 185,6 pontos (55,7%) | |
Centro-Oeste | 167,1 pontos (40,6%) | 204,2 pontos (78,9%) | 176,5 pontos (50,3%) | |
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep |
A média de 42 pontos percentuais entre os alunos da rede pública e os da rede privada chamaram a atenção na pesquisa.
Os pesquisadores destacam a preocupação em se corrigir o problema ainda na educação básica. "A tendência é este desempenho piorar nas séries mais avançadas", diz Klein. "Pesquisa com estudantes que estão terminando o ensino médio mostram que só 11% atingem o conhecimento mínimo em matemática."
Leitura
Na prova de leitura, os alunos, entre outras tarefas, tinham que identificar temas de uma narrativa, localizar informações, identificar características de personagens e perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas. A média foi de 185,8 pontos na escala, sendo 216,7 pontos entre alunos da rede privada e 175,8 pontos para estudantes da rede pública.
Média de pontos em leitura e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) | |||
---|---|---|---|
Região | Rede pública | Rede privada | Média |
BRASIL | 175,8 pontos (48,6%) | 216,7 pontos (79,0% | 185,8 pontos (56,1%) |
Norte | 166,7 pontos (39,4%) | 210,6 pontos (69,4%) | 172,8 pontos (43,6%) |
Nordeste | 159,7 pontos (36,5%) | 191,1 pontos (61,1%) | 167,4 pontos (42,5%) |
Sudeste | 182,0 pontos (54,4%) | 224,2 pontos (85,1%) | 193,6 pontos (62,8%) |
Sul | 186,8 pontos (56,5%) | 228,4 pontos (86,8%) | 197,9 pontos (64,6%) |
Centro-Oeste | 186,6 pontos (56,8%) | 226,2 pontos (85,5%) | 196,5 pontos (64,1%) |
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep |
Na prova avaliação de escrita, a média esperada do desempenho dos alunos na redação era de 75 pontos. A média nacional ficou em 68,1 pontos, sendo a média das escolas públicas de 62,3 pontos e a das privadas 86,2 pontos.
"Todas as crianças deveriam atingir 100% de aproveitamento. É um direito básico de educação", afirma Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação. "É preciso um investimento pesado na formação de professores e na educação infantil. Para reduzir a desigualdade social é também preciso reduzir esta desigualdade educacional."
Média de pontos em Escrita e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) | |||
---|---|---|---|
Região | Rede pública | Rede privada | Média |
BRASIL | 62,3 pontos (43,9%) | 86,2 pontos (82,4%) | 68,1 pontos (53,4%) |
Norte | 55,4 pontos (35,0%) | 80,1 pontos (69,3%) | 58,9 pontos (39,8%) |
Nordeste | 44,5 pontos (21,3%) | 67,7 pontos (57,5%) | 50,2 pontos (30,1%) |
Sudeste | 69,9 pontos (53,8%) | 96,7 pontos (97,7%) | 77,2 pontos (65,8%) |
Sul | 69,8 pontos (53,6%) | 87,5 pontos (81,7%) | 74,5 pontos (61,1%) |
Centro-Oeste | 71,1 pontos (55,0%) | 82,5 pontos (77,3%) | 73,9 pontos (60,9%) |
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep Da Redação com G1 |
terça-feira
Xuxa é inocentada pela Justiça em ação por plágio
Autora de manuscrito reivindicava autoria das duas edições do filme 'Xuxa e os Duendes'
Xuxa em 2006 (TV Globo/Divulgação)
O Tribunal de Justiça do Rio absolveu Xuxa de uma ação por plágio em dois de seus filmes. O pedido havia sido feito por Ana Maria Salgado, autora do manuscrito Maria da Graça em: O Portal. Ana alegava que os longas-metragens Xuxa e os Duendes e Xuxa e os Duendes 2 eram cópias de seu filme. A 17ª Câmara Cível julgou improcedente o pedido de indenização por dano moral e material.Quem se livrou da multa foi Xuxa Promoções e Produções Artísticas, Marlene Mattos e Diler e Associados. A alegação dos réus foi de que dois roteiristas profissionais foram contratados para escrever o enredo. O perito responsável por cuidar desse caso sustentou a mesma argumentação. “As semelhanças existentes são comuns neste tipo literário, ou seja: fadas com cetros ou varinhas de condão; bruxas malvadas que soltam gargalhadas e pretendem destruir as forças do bem; a existência de portais mágicos; personagens engraçados etc”, afirmou o perito.
Ele acrescentou: “No caso dos filmes, a existência de duendes que configuram seus personagens principais, os quais não existem no texto da autora”. A Justiça teve por base as informações da perícia, que não apresentaram contradição, para decidir pela improcedência do plágio.
Da Redação com Veja
Grupo estupra adolescente e põe imagens na internet
Grupo estupra adolescente no Paraná e põe imagens na internet
A Polícia Federal investiga o suposto estupro coletivo de uma menina de 14 anos, por um homem de 20 anos e quatro adolescentes, em Cascavel (PR).
A ação foi filmada por um sexto integrante do grupo e publicada no YouTube. O crime, segundo a Polícia Federal, ocorreu em uma casa em construção em um bairro na periferia da cidade (498 km de Curitiba). De acordo com a polícia, os suspeitos --cujos nomes não foram divulgados-- moram perto do imóvel.
A direção da escola onde a menina estuda informou o caso ao Conselho Tutelar, que, por sua vez, avisou a Polícia Federal e a mãe da vítima há uma semana.
A PF solicitou ao Google --proprietário do Youtube-- que retirasse o conteúdo do ar. As imagens foram exibidas ao longo de cinco dias.
Abuso
De acordo com o delegado Mario Cesar Leal Junior, os suspeitos confessaram o abuso, mas foram liberados posteriormente porque não houve flagrante.
As imagens mostram três rapazes violentando a garota, mas, segundo a Polícia Federal, ela foi abusada pelos cinco. Em depoimento, a adolescente disse que foi ameaçada pelos agressores. À polícia os jovens disseram que estavam bebendo no imóvel quando a menina passou na rua. Um deles levou-a à força para o interior da casa, onde a estuprou. Logo depois, os outros rapazes abusaram dela. Os suspeitos vão responder por estupro de vulnerável e por produzir as imagens.
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê pena de um a quatro anos de prisão pela produção de imagens de crianças ou adolescentes em cenas de sexo.
Folha
Senador denuncia problemas nos hospitais de trauma de JP e CG
Médico do Trauma de JP ameaçam suspender atividades
Por causa da falta de diálogo entre a organização da Cruz Vermelha, que administra o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, e os cirurgiões torácicos e vasculares, pode causar a paralisação da categoria nos plantões do dia 2 de setembro.
Membro da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde constituída no Senador Federal, o senador Vital do Rêgo (PMDB) destacou que as reivindicações da classe médica são justas, pois entre as solicitações de melhores condições de trabalho, está a necessidade da renovação dos contratos, que está para acabar nos próximos dez dias.
“O Trauma de João Pessoa está com equipamentos sem manutenção, quadro de enfermeiros reduzidos e, às vezes, chega até a ficar sem insumos médicos”, relatou o médico Valdir Delmiro, presidente da Cooperativa dos Neurologistas, Cirurgiões Vasculares e Cirurgiões Torácicos do Estado da Paraíba (Neurovasc).
O senador tem tido conhecimento através do presidente da Neurovasc que pacientes estão sendo transferidos para outros hospitais, porque não há como serem atendidos no Trauma de João Pessoa, devido à falta de condições de trabalho.
Como médico, Vital do Rêgo se mostrou preocupado com o provável movimento grevista que pode ser deflagrado pela categoria. Segundo ele, não pelo fato das justas reivindicações, que são necessárias para uma boa assistência à população, mas por temer que a greve se expanda para todo o Estado, prejudicando diretamente a população.
Trauma de Campina
Nesta segunda-feira, 22, membros do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), realizaram uma vistoria no Hospital de Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande, que constatou a superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O MP e o CRM averiguou que pessoas com indicação de internação em UTI estão sendo atendidas na Área Vermelha, destinada ao primeiro atendimento aos pacientes, o que é um absurdo”, disse Vital.
Vital do Rêgo lembrou que recentemente o procurador regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Duciran Farena, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde da capital, João Geraldo Barbosa, e o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Roberto Magliano de Morais mostraram aos representantes do Ministério da Saúde, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e Ouvidoria do SUS, a crise na saúde pública estadual. O peemedebista relatou que está ao lado da população e dos órgãos competentes que estão averiguando as denúncias com plena imparcialidade.
O senador lembrou que o Hospital de Trauma da cidade, foi entregue pelo ex-governador José Maranhão, com uma área construída de 22 mil metros quadrados, o hospital foi projetado para ser referência de atendimento de emergência na área de traumatologia para 1,9 milhão de paraibanos, o que corresponde a 52% da população do Estado. Quando de fato, estiver funcionando, terá condições de atender as populações de 70 municípios do Agreste da Borborema mais 88 CRM idades do Cariri e Sertão totalizando 158 municípios. A área total do terreno é de 72 mil metros quadrados.
Da Redação (com assessoria)
Membro da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde constituída no Senador Federal, o senador Vital do Rêgo (PMDB) destacou que as reivindicações da classe médica são justas, pois entre as solicitações de melhores condições de trabalho, está a necessidade da renovação dos contratos, que está para acabar nos próximos dez dias.
“O Trauma de João Pessoa está com equipamentos sem manutenção, quadro de enfermeiros reduzidos e, às vezes, chega até a ficar sem insumos médicos”, relatou o médico Valdir Delmiro, presidente da Cooperativa dos Neurologistas, Cirurgiões Vasculares e Cirurgiões Torácicos do Estado da Paraíba (Neurovasc).
O senador tem tido conhecimento através do presidente da Neurovasc que pacientes estão sendo transferidos para outros hospitais, porque não há como serem atendidos no Trauma de João Pessoa, devido à falta de condições de trabalho.
Como médico, Vital do Rêgo se mostrou preocupado com o provável movimento grevista que pode ser deflagrado pela categoria. Segundo ele, não pelo fato das justas reivindicações, que são necessárias para uma boa assistência à população, mas por temer que a greve se expanda para todo o Estado, prejudicando diretamente a população.
Trauma de Campina
Nesta segunda-feira, 22, membros do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), realizaram uma vistoria no Hospital de Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande, que constatou a superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O MP e o CRM averiguou que pessoas com indicação de internação em UTI estão sendo atendidas na Área Vermelha, destinada ao primeiro atendimento aos pacientes, o que é um absurdo”, disse Vital.
Vital do Rêgo lembrou que recentemente o procurador regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Duciran Farena, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde da capital, João Geraldo Barbosa, e o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Roberto Magliano de Morais mostraram aos representantes do Ministério da Saúde, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e Ouvidoria do SUS, a crise na saúde pública estadual. O peemedebista relatou que está ao lado da população e dos órgãos competentes que estão averiguando as denúncias com plena imparcialidade.
O senador lembrou que o Hospital de Trauma da cidade, foi entregue pelo ex-governador José Maranhão, com uma área construída de 22 mil metros quadrados, o hospital foi projetado para ser referência de atendimento de emergência na área de traumatologia para 1,9 milhão de paraibanos, o que corresponde a 52% da população do Estado. Quando de fato, estiver funcionando, terá condições de atender as populações de 70 municípios do Agreste da Borborema mais 88 CRM idades do Cariri e Sertão totalizando 158 municípios. A área total do terreno é de 72 mil metros quadrados.
Ricardo Lewandowski é o novo relator dos agravos de Cássio no STF
O ministro Ricardo Lewandowski é o novo relator dos agravos de Cássio Cunha Lima no STF. Na semana passada os advogados do ex-governador pediram e hoje conseguiram ter atendido o pedido para mudar o relato. A petição foi impetrada na sexta e acatada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso. A relatoria dos Agravos deixa de ser de Joaquim Barbosa, que está ausente do STF cumprindo licença médica.
O recurso de Cássio já foi provido monocraticamente pelo relator. Contudo, a coligação do senador Wilson Santiago (PMDB) ingressou com um agravo regimental, que só poderia ser analisado pelo plenário da Corte quando Joaquim Barbosa estiver em condições de participar do julgamento. Hoje o STF afastou Barbosa do caso definitivamente.
Da Redação com Click PB
"Perdi um salário de R$ 300 mil no Baú", diz Silvio Santos
O empresário e apresentador Silvio Santos declarou ter perdido um salário de R$ 300 mil mensais que recebia do Baú da Felicidade, uma das empresas do Grupo Silvio Santos que foram vendidas devido ao rombo do banco Pan-Americano. Ele afirmou ainda que não recebe mais nenhum salário do SBT.
"Os diretores do SBT estão aí para não me deixar mentir. O SBT não me paga absolutamente nada. Eu ganhava R$ 300 mil do Baú da Felicidade para fazer o programa do Baú. O Baú fechou, não me pagaram mais nada", encerrou sob risos da plateia.
Em junho deste ano, tentando resolver o problema do rombo de R$ 4 bilhões deixado pelo Pan-Americano, Silvio Santos aceitou vender o Baú para o Magazine Luíza, por cerca de R$ 80 milhões.
Folha Online
Idoso esfaqueia dois homens durante bebedeira em João Pessoa
Idoso acusado pelo crime
Segundo informações do repórter Emerson Machado, Tv Correio, o acusado Francisco Alves de Andrade estava bebendo na companhia de Joseildo da silva, 39 anos e Josivaldo Galdino da Silva, 33 anos, quando eles se desentenderam e começaram uma discussão.
Feridos sendo socorrido
O ancião está sendo ouvindo na 9ªDD em Mangabeira.
segunda-feira
Lei que estipula cotas de emprego para maiores de 50 anos pode ser aprovada na Paraíba; iniciativa é do deputado Tião Gomes
O problema do desemprego atinge não só aqueles que são novos e não tem experiência, mas também aqueles que têm experiência, mas são velhos demais para assumir uma função efetiva. É pensando nessa 'exclusão' profissional' da chamada terceira idade, que o deputado Tião Gomes (PSL) apresentou um projeto de lei que estabelece um percentual mínimo de cotas de empregos para pessoas a partir dos 50 anos de idade.
Trata-se de uma cota mínima, em torno de 10 % de todo o pessoal de uma empresa ou organização. O projeto abrange apenas a iniciativa privada, pois em âmbito nacional já há uma lei que estabelece cota para aprovação através de concursos.
Conforme o deputado, o projeto tem o objetivo de reduzir o índice de desemprego que recai sobre uma população com uma faixa etária que encontra dificuldades de reinserção no mercado de trabalho.
Tião defende a acessibilidade de profissionais junto a empresas da Paraíba que, por preconceito ou desinformação, acaba sendo prejudicada.
"Apesar de vivermos em um país em pleno curso de desenvolvimento, o desempregado de um modo geral é ainda uma das grandes mazelas sociais que precisa ser enfrentada", justificou.
O parlamentar ainda acrescenta que além do desemprego generalizado, existe a discriminação profissional com a 'maior idade'. "Esses profissionais com experiência podem e muito contribuir para o desenvolvimento da Paraíba, pois ainda estão com a saúde plena e carregam grande carga de conhecimento", ressaltou.
Na opinião do Parlamentar, muita gente que passou da idade dos 50 anos encontra dificuldades de emprego. "São pessoas em pleno vigor de saúde, criatividade e, acima de tudo, experiência, o que pode resultar num acréscimo de produtividade das próprias empresas, que podem ganhar muito com essa mão de obra", completou.
Para Gomes, a 'exclusão profissional' da terceira idade, nada mais é que uma injustiça, muitas vezes ocasionadas por políticas de contenção de folha de determinadas empresas.
"Tem empresa que prefere pagar mão de obra jovem, ou incipiente, porque é uma oportunidade de remunerações menores, ou seja, prefere pagar menos a quem está começando e que quer adquirir experiência, do que fazer justiça a um profissional de longa carreira, profissional esse que pode ser fundamental para determinado segmento", analisou.
Além do alcance social, o projeto de Tião Gomes enfatiza os benefícios para a própria empresa, levando-se em conta a simpatia da acessibilidade e, acima de tudo, o que ela pode ganhar como experiência.
"Estipulamos uma cota mínima de 10%, até porque não podemos esquecer a importância dos jovens no mercado de trabalho, no entanto, é imprescindível a permanência dos experientes, até mesmo para que os jovens se estruturem dentro da empresa", observou.
Para o parlamentar, o projeto atende a um 'grito de desespero' de muitos chefes de famílias que se encontram desempregados e que passam por dificuldades em virtude da falta de emprego.
"Esse desprezo pelos mais idosos, em pleno vigor físico e mental, é uma contradição em tempos como os nossos. Todo cidadão tem direito ao trabalho e as pessoas nessa faixa de idade são hoje responsáveis pela construção de suas famílias e esperamos que as próprias empresas se sensibilizem com essa questão eminentemente social", finalizou.
Da Redação com Click PB
Corpo do empresário José Nilson Crispim é enterrado em João Pessoa
Foi enterrado às 21h20 do domingo (21) o corpo do empresário paraibano José Nlson Crispim, que morreu pela manhã no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O presidente do Grupo Elizabeth teria sofrido complicações depois de ser submetido a uma cirurgia bariátrica, para redução de estômago.
Depois de um atraso de quase três horas no traslado, o corpo chegou ao Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, e foi levado para o cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa.
Por volta das 19h30 teve início a missa de corpo presente, onde parentes e amigos se despediram de Zé Nilson, como era conhecido.
Zé Nilson nasceu em Patos, no Sertão do estado. Antes de fundar a Cerâmica Elizabeth na Paraíba em 1984, ele trabalhou na construção de poços artesianos e foi empregado de uma fábrica de tratores.
Resolveu investir no próprio negócio na década de 70, em parceria com dois irmãos, e inaugurou uma fábrica de massas.
Atualmente, o Grupo Elizabeth possui fábricas nos distritos industriais de João Pessoa e do Conde, além de uma unidade na cidade de Criciúma, em Santa Catarina.
A empresa era presidida por José Nilson Crispim e com filhos.
Paraiba 1
Depois de um atraso de quase três horas no traslado, o corpo chegou ao Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, e foi levado para o cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa.
Por volta das 19h30 teve início a missa de corpo presente, onde parentes e amigos se despediram de Zé Nilson, como era conhecido.
Zé Nilson nasceu em Patos, no Sertão do estado. Antes de fundar a Cerâmica Elizabeth na Paraíba em 1984, ele trabalhou na construção de poços artesianos e foi empregado de uma fábrica de tratores.
Resolveu investir no próprio negócio na década de 70, em parceria com dois irmãos, e inaugurou uma fábrica de massas.
Atualmente, o Grupo Elizabeth possui fábricas nos distritos industriais de João Pessoa e do Conde, além de uma unidade na cidade de Criciúma, em Santa Catarina.
A empresa era presidida por José Nilson Crispim e com filhos.
Paraiba 1
terça-feira
Adolescente desaparecida em CG entra em contato com os pais, revela estar no Peru e que vai casar
Esses são os pais de Gabriela da Silva Nascimento
O mistério sobre o desaparecimento da estudante Gabriela da Silva Nascimento, de 18 anos, moradora do Conjunto Cinza em Campina Grande, parece ter chegado ao fim. No final da noite do último domingo, dia 14, a jovem entrou em contato pela primeira vez com seus pais através da internet. Durante mais de uma hora ela explicou o que aconteceu.
Segundo a jovem, ela saiu de casa na companhia do peruano Álvaro Ipince Revera, de 29 anos, com quem mantinha um relacionamento amoroso há seis meses e depois que se conheceram, resolveram viver juntos. No contato que teve com os pais, a jovem pediu desculpas por não ter sido sincera e contado tudo que estava acontecendo. "Ela disse que teve medo de proibirmos o relacionamento. Nossa maior dúvida era sobre o caráter deste homem, que até então, nós não conhecíamos. Agora, estamos mais tranquilos. A delegada que está acompanhando o caso também já entrou em contato com ambos, e, a partir das explicações, tudo está sendo resolvido", declarou o mecânico Lenílson da Silva, de 48 anos.
De acordo com os pais da estudante, no contato que fez, ela revelou que conseguiu um visto internacional provisório de 30 dias para permanecer no Peru. Hoje, a jovem continua na capital do país (Lima), organizando a documentação do casamento que deve acontecer em breve. Com isso, ela conseguirá a autorização para permanecer no território peruano definitivamente.
A delegada Maíra Roberta Mendes, da 4ª Delegacia Distrital, que estava acompanhando o caso, acredita que a partir de agora, a situação está mais tranquila e parcialmente resolvida. Agora, com notícias da filha, o pai desabafou: "A partir dos e-mails que tivemos acesso, sabíamos que ela foi para o Peru de livre e espontânea vontade. A única dúvida era em torno da personalidade do rapaz, que não conhecíamos ele", completou Lenilson da Silva, que já está programando para os próximos dias, fazer uma visita à filha, que por telefone, confirma que está bem junto com o namorado peruano.
Da Redação com O Norte Online
O mistério sobre o desaparecimento da estudante Gabriela da Silva Nascimento, de 18 anos, moradora do Conjunto Cinza em Campina Grande, parece ter chegado ao fim. No final da noite do último domingo, dia 14, a jovem entrou em contato pela primeira vez com seus pais através da internet. Durante mais de uma hora ela explicou o que aconteceu.
Segundo a jovem, ela saiu de casa na companhia do peruano Álvaro Ipince Revera, de 29 anos, com quem mantinha um relacionamento amoroso há seis meses e depois que se conheceram, resolveram viver juntos. No contato que teve com os pais, a jovem pediu desculpas por não ter sido sincera e contado tudo que estava acontecendo. "Ela disse que teve medo de proibirmos o relacionamento. Nossa maior dúvida era sobre o caráter deste homem, que até então, nós não conhecíamos. Agora, estamos mais tranquilos. A delegada que está acompanhando o caso também já entrou em contato com ambos, e, a partir das explicações, tudo está sendo resolvido", declarou o mecânico Lenílson da Silva, de 48 anos.
De acordo com os pais da estudante, no contato que fez, ela revelou que conseguiu um visto internacional provisório de 30 dias para permanecer no Peru. Hoje, a jovem continua na capital do país (Lima), organizando a documentação do casamento que deve acontecer em breve. Com isso, ela conseguirá a autorização para permanecer no território peruano definitivamente.
A delegada Maíra Roberta Mendes, da 4ª Delegacia Distrital, que estava acompanhando o caso, acredita que a partir de agora, a situação está mais tranquila e parcialmente resolvida. Agora, com notícias da filha, o pai desabafou: "A partir dos e-mails que tivemos acesso, sabíamos que ela foi para o Peru de livre e espontânea vontade. A única dúvida era em torno da personalidade do rapaz, que não conhecíamos ele", completou Lenilson da Silva, que já está programando para os próximos dias, fazer uma visita à filha, que por telefone, confirma que está bem junto com o namorado peruano.
Da Redação com O Norte Online
DENÚNCIA: demissões no Trauma foram frutos de ‘manobras’ do deputado Manoel Júnior
DENÚNCIA: demissões no Hospital de Trauma foram frutos de ‘manobras’ do deputado Manoel Júnior
As recentes demissões ocorridas no Hospital de Emergência e Trauma da Capital não aconteceram por intrasigência do Governo Ricardo Coutinho (PSB), mas sim devido a uma ‘manobra’ do deputado federal Manoel Júnior (PMDB), nos quase dois anos que o governador José Maranhão assumiu o executivo estadual. A informação é do Secretário de Comunicação do Governo, jornalista Nonato Bandeira.
Em entrevista a TV Máster, na noite de ontem, segunda-feira (15), Nonato garantiu que Manoel Júnior foi, literalmente, o responsável por ‘inchar’ folha de pessoal da unidade hospitalar.
Segundo Nonato, Manoel Júnior empregou em apenas dois anos, mais gente no Estado, do que na prefeitura de Pedras de Fogo, durante os 20 anos.
“O deputado Manoel Júnior empregou em pouco menos de dois anos mais gente no Hospital de Trauma do que empregou na Prefeitura de Pedras de Fogo durante os 20 anos em que a família dele administra aquela cidade. Ele é o grande responsável pelo inchaço de pessoal no Trauma”, detonou o secretário.
Ainda conforme o Secretario, foram constatados os contratos de mais de dois mil funcionários e de quase 500 médicos lotados somente no Trauma. “Era um numero mais do que exagerado”, disse.
CRUZ VERMELHA
Para Nonato, a gestão pactuada com a Cruz Vermelha moralizou a instituição. Bandeira divulgou os números positivos e destacou que o Governo RC conseguiu tirar o Trauma da mídia negativa.
“Hoje você não ver mais ninguém criticando o atendimento no Trauma, porque o atendimento melhorou. Os números são extremamente satisfatórios. Aproveitou para convidar qualquer um a ir visitar o hospital para conferir se, de fato, o atendimento não melhorou”, comemorou.
Juiz revela que sai de dentro dos presídios as ameaças de morte a dois juizes paraibanos
Pelo menos dois juizes paraibanos estão sendo ameaçados de morte por criminosos que atuam de dentro dos presídios do Estado. Eles recebem segurança e são monitorados dia e noite. Os nomes dos magistrados e as cidades que atuam não foram divulgados por uma questão de segurança.
A informação foi do juiz Marcos Sales, vice-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, durante entrevista dada à repórter Pollyana Sorrentino, do Programa Correio Debate, da 98 FM (Rede Correio Sat).
Na opinião de Marcos Sales, a falta da atuação do poder público é que leva o crescimento e a ação de grupos organizados de criminosos. No caso das ameaças aos juízes, que no Brasil já somam 87 magistrados, há características da atuação de grupos de extermínio com força inclusive de fazer frente à Justiça e fazer calar.
Uma proposta apresentada pela Entidade que representa é fazer com uma equipe de magistrados e não mais um só juiz julguem os casos de combate a criminosos ou grupos de criminosos com alto potencial de atuação.
Marcos Sales disse ainda que é preciso que os poderes Executivo e Legislativo tomem o caso da juíza Patrícia Aciolli (morta na semana passada após botar na cadeia policiais acusados de crime de extermínio na Região de São Gonçalo no Rio) como paradigma e ponham em ação um plano de segurança efetivo para proteção da magistratura brasileira.
Da Redação com Portal Correio
A informação foi do juiz Marcos Sales, vice-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, durante entrevista dada à repórter Pollyana Sorrentino, do Programa Correio Debate, da 98 FM (Rede Correio Sat).
Na opinião de Marcos Sales, a falta da atuação do poder público é que leva o crescimento e a ação de grupos organizados de criminosos. No caso das ameaças aos juízes, que no Brasil já somam 87 magistrados, há características da atuação de grupos de extermínio com força inclusive de fazer frente à Justiça e fazer calar.
Uma proposta apresentada pela Entidade que representa é fazer com uma equipe de magistrados e não mais um só juiz julguem os casos de combate a criminosos ou grupos de criminosos com alto potencial de atuação.
Marcos Sales disse ainda que é preciso que os poderes Executivo e Legislativo tomem o caso da juíza Patrícia Aciolli (morta na semana passada após botar na cadeia policiais acusados de crime de extermínio na Região de São Gonçalo no Rio) como paradigma e ponham em ação um plano de segurança efetivo para proteção da magistratura brasileira.
Da Redação com Portal Correio
sexta-feira
Depois de deixar Governo, Toinho do Sopão faz desabafo e comemora ‘liberdade’ para tirar fotos com oposição
Depois de deixar Governo, Toinho do Sopão faz desabafo e comemora ‘liberdade’ para tirar fotos com oposição
Parlamentar disse que não troca votos em por cargos e reafirma que tira foto com quem quiser
O deputado Toinho do Sopão desabafou em entrevista ao PB Agora e comentou sobre sua legitimidade de votos, posicionamento de votos e não mais por estar na base do Governo, além de enfatizar que tira foto com quem quiser, tem o direito de ir e vir e não vai deixar que ninguém lhe tire a liberdade.
“Se fizessem uma reforma política eu seria o único que seria eleito pela totalidade de votos. Meu mandato é popular e meu posicionamento é em favor do povo paraibano, o que vier a Assembleia Legislativa em benefício da Paraíba eu voto a favor do Governo Ricardo Coutinho, sem pensar em troca de cargos”.
Em relação a foto flagra publicada no PB Agora, Toinho foi enfático em ressaltar sua liberdade de ir e vir.
“Tiro foto com quem eu bem quiser, como eu bem quiser. Tenho mandato popular e isso me dá o direito de ir e vir no meu das ruas. Não vou deixar o poder subir na minha cabeça e que ninguém queira roubar de mim a liberdade”.
PB Agora
Candidato por antecipação à PMJP, Cícero já cobra apoio de Cássio
O senador Cícero Lucena (PSDB) refirmou nesta sexta-feira (12) que é pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa. Durante um evento realizado pela Assembleia Legislativa, em João Pessoa, ele disse que está pronto para tentar voltar ao posto que já ocupou por oito anos. Ao se lançar antecipadamente, o tucano coloca o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) contra a parede. Cícero acredita que mesmo Cássio sendo aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), de quem o senador é adversário, vai apoiar o partido em 2012.
Ao que parece a estratégia do senador é evitar o que aconteceu nas eleições de 2010. Na ocasião ele queria ser candidato ao Governo do Estado, mas acabou sendo 'derrotado' por Cássio que levou o PSDB para a coligação de Ricardo Coutinho. Se colocando como candidato um ano antes do pleito, o senador vai forçar o apoio de todo o PSDB em torno do seu nome.
“Ele (Cássio) é uma pessoa partidária e sabe o que é melhor para o nosso partido”, disse Cícero nesta sexta-garantido que vai contar com o apoio do ex-governador em sua candidatura. No entanto, Cássio sempre defende que as eleições devem ser discutidas apenas no ano que vem. Mas ele já chegou a defender uma aliança do PSDB com o PSB do prefeito Luciano Agra (PSB).
Aliança com Maranhão
No último dia 5 de agosto, foi realizada a festa de aniversário para o senador Cícero Lucena. O evento reuniu muitos políticos e se revestiu de lançamento da pré-candidatura do tucano. Alguns integrantes do PMDB estiveram na festa e uma fonte ligada ao Paraíba1 revelou que nos bastidores foi firmado um pré-acordo entre os dois partidos.
As lideranças teria combinado que seriam feitas pesquisas eleitorais com os nomes de Cícero e do ex-governador José Maranhão (PMDB). Quem aparecer melhor será candidato consensual das duas legendas e outro teria o direito de indicar o vice.
Nesta sexta-feira, Cícero não falou nessa possibilidade de união com Maranhão disse apenas que sua vaga de vice está “totalmente aberta para negociações”. Ele afirmou também que é muito interessante que haja mais de uma candidatura do bloco de oposição.
Da Redação com Paraíba1
Ao que parece a estratégia do senador é evitar o que aconteceu nas eleições de 2010. Na ocasião ele queria ser candidato ao Governo do Estado, mas acabou sendo 'derrotado' por Cássio que levou o PSDB para a coligação de Ricardo Coutinho. Se colocando como candidato um ano antes do pleito, o senador vai forçar o apoio de todo o PSDB em torno do seu nome.
“Ele (Cássio) é uma pessoa partidária e sabe o que é melhor para o nosso partido”, disse Cícero nesta sexta-garantido que vai contar com o apoio do ex-governador em sua candidatura. No entanto, Cássio sempre defende que as eleições devem ser discutidas apenas no ano que vem. Mas ele já chegou a defender uma aliança do PSDB com o PSB do prefeito Luciano Agra (PSB).
Aliança com Maranhão
No último dia 5 de agosto, foi realizada a festa de aniversário para o senador Cícero Lucena. O evento reuniu muitos políticos e se revestiu de lançamento da pré-candidatura do tucano. Alguns integrantes do PMDB estiveram na festa e uma fonte ligada ao Paraíba1 revelou que nos bastidores foi firmado um pré-acordo entre os dois partidos.
As lideranças teria combinado que seriam feitas pesquisas eleitorais com os nomes de Cícero e do ex-governador José Maranhão (PMDB). Quem aparecer melhor será candidato consensual das duas legendas e outro teria o direito de indicar o vice.
Nesta sexta-feira, Cícero não falou nessa possibilidade de união com Maranhão disse apenas que sua vaga de vice está “totalmente aberta para negociações”. Ele afirmou também que é muito interessante que haja mais de uma candidatura do bloco de oposição.
Da Redação com Paraíba1
segunda-feira
Paraíba tem 270 jovens em recuperação das drogas; e 700 funcionários cuidam desses dependentes
Mesmo diante desses números, Valéria Cristina da Silva, coordenadora da Saúde Mental da secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; e Vânia Maria de Medeiros, coordenadora do Centro Regional de Referência para Formação de profissionais da Rede de Atenção ao Usuário de Drogas, defenderam o papel das casas de acolhimento, como medida de reinserção social e recuperação de dependentes químicos.
Elas foram duas das palestrantes que falaram à Comissão Especial, que trouxe à Paraíba cinco deputados federais, entre eles os paraibanos Wilson Filho, Hugo Motta e Luiz Couto. Também estiveram participando do seminário, que integra a agenda positiva da Assembleia Legislativa, os deputados federais Francisco Eunício (de Pernambuco) e Genival Carimbão (de Alagoas). O seminário foi presidido pelo deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), que anunciou que o próximo debate da ALPB sobre o tema será na cidade de Campina Grande.
Para Carimbão, os custos com a recuperação de dependentes são muito altos e mais barato seria investir em prevenção. "Os Caps custam mensalmente de R$ 130 a R$ 200 mil, para acolher de 40 a 60 pessoas. Hoje, no país tem mais de 4 mil comunidades terapêuticas no país. Não encontrei no Brasil um projeto de reinserção social", disse, ao lembrar que já passou por 14 estados brasileiros na condição de relator da Comissão Especial da Câmara Federal. "Ou nós temos coragem de enfrentar esse problema ou não teremos mais condições de andar nas ruas", alertou.
Deusimar Wanderley Guedes, presidente da Comissão de Políticas Contras as Drogas da OAB, falou sobre as formas de prevenção e deu um depoimento emocionado sobre o acidente que vitimou sua filha num acidente de automóvel, ocorrido recentemente na avenida Epitácio Pessoa, onde o motorista que provocou o sinistro estava embriagado, dirigia com as luzes apagadas e seu automóvel desenvolvia alta velocidade. "Eduquei minha filha e lhe falei do mal que faziam as drogas lícitas, como a bebida alcóolica. Mas não pude educar esse motorista", disse.
Na audiência pública e seminário, que falou sobre 'Repressão ao Tráfico' foi o delegado Alan Murilo Terruel, da Delegacia de Repressão e Entorpecentes da Capital.
Da Redação Click PB
Inscrições para o PSS 2012 começam nesta terça-feira com 8.070 vagas
A Coperve disponibilizará computadores para os candidatos realizarem as inscrições
Começará na terça-feira, dia 9, as inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e serão realizadas exclusivamente pela internet até a meia noite de 28 de agosto.
Em João Pessoa, a Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) disponibilizará sete computadores com internet na Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, localizada na Rua Dom Moisés Coelho, no bairro da Torre, das 9h às 18h.
Do total de 8.070 vagas anunciadas, 1.560 são destinadas aos candidatos que se submeterão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os quais serão avaliados pelas notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Das 6.240 vagas oferecidas pela UFPB pelo PSS 2012, 70% (4.368) são destinadas à concorrência geral e 30% (1.872) são reservadas a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio e, pelo menos, três anos do ensino fundamental em escola da rede pública.
Além dessas vagas estão sendo ofertadas 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 35 para policial militar (30 masculino e cinco feminino) e 15 para bombeiro militar (11 masculino e quatro feminino).
Para realizar a inscrição o estudante deve ter em mãos os números da Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Acessando o site da Coperve, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e o enviar, eletronicamente, junto com uma foto 3X4 recente, em arquivo digital e no formato jpeg. No caso de inscrição apenas para as provas do PSS-3, não é necessário o envio da foto.
Após enviar o formulário, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição e efetuar o pagamento da taxa que varia entre R$10 para alunos matriculado na rede pública (PSS3), R$33 para escola pública (3 anos), R$27,50 para alunos da rede privada (PSS 3) e R$93,50, para o estudante que vai fazer o conjunto das provas das três séries (PSS 1, 2 e 3). Para obter outras informações, como a obtenção de isenção, o candidato deve acessar o site da Coperve ou ligar para o telefone 3244.1580
As provas do PSS 2012 serão aplicadas em 20 e 21 de novembro (1ª e 2ª séries, respectivamente) e 18 e 19 de dezembro (3ª série). O resultado final será divulgado em 25 de janeiro de 2012.
Da Redação com O Norte
Em João Pessoa, a Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) disponibilizará sete computadores com internet na Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, localizada na Rua Dom Moisés Coelho, no bairro da Torre, das 9h às 18h.
Do total de 8.070 vagas anunciadas, 1.560 são destinadas aos candidatos que se submeterão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os quais serão avaliados pelas notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Das 6.240 vagas oferecidas pela UFPB pelo PSS 2012, 70% (4.368) são destinadas à concorrência geral e 30% (1.872) são reservadas a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio e, pelo menos, três anos do ensino fundamental em escola da rede pública.
Além dessas vagas estão sendo ofertadas 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 35 para policial militar (30 masculino e cinco feminino) e 15 para bombeiro militar (11 masculino e quatro feminino).
Para realizar a inscrição o estudante deve ter em mãos os números da Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Acessando o site da Coperve, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e o enviar, eletronicamente, junto com uma foto 3X4 recente, em arquivo digital e no formato jpeg. No caso de inscrição apenas para as provas do PSS-3, não é necessário o envio da foto.
Após enviar o formulário, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição e efetuar o pagamento da taxa que varia entre R$10 para alunos matriculado na rede pública (PSS3), R$33 para escola pública (3 anos), R$27,50 para alunos da rede privada (PSS 3) e R$93,50, para o estudante que vai fazer o conjunto das provas das três séries (PSS 1, 2 e 3). Para obter outras informações, como a obtenção de isenção, o candidato deve acessar o site da Coperve ou ligar para o telefone 3244.1580
As provas do PSS 2012 serão aplicadas em 20 e 21 de novembro (1ª e 2ª séries, respectivamente) e 18 e 19 de dezembro (3ª série). O resultado final será divulgado em 25 de janeiro de 2012.
Da Redação com O Norte
quinta-feira
Acidente envolvendo micro-ônibus deixa feridos na Zona Norte de São Paulo
Colisão aconteceu por volta das 15h30 desta quinta (4) na Vila Maria.
Segundo bombeiros, pelo menos duas pessoas ficaram feridas.
Um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma van na Zona Norte de São Paulo deixou pelo menos dois feridos na tarde desta quinta-feira (4), segundo o Corpo de Bombeiros.
A colisão aconteceu por volta das 15h30. Ainda segundo os bombeiros, uma residência foi atingida após o acidente. Ela teve de ser isolada pois corre o risco de desabar.
Três equipes dos bombeiros foram até a Rua Alcântara, na altura do número 431, para socorrer as vítimas. Elas foram encaminhadas para o Pronto-Socorro da Vila Maria.
A colisão aconteceu por volta das 15h30. Ainda segundo os bombeiros, uma residência foi atingida após o acidente. Ela teve de ser isolada pois corre o risco de desabar.
Três equipes dos bombeiros foram até a Rua Alcântara, na altura do número 431, para socorrer as vítimas. Elas foram encaminhadas para o Pronto-Socorro da Vila Maria.
G1
Senado aprova projeto que garante seguro-desemprego a trabalhador doméstico
Segundo o projeto, para financiar este direito, o empregador terá que pagar 1% a mais da contribuição para a Previdência Social, ou seja, passará a pagar 13%, nos casos em que não for feita a inscrição do trabalhador doméstico no FGTS.
A relatora da proposta, senadora Ana Amélia (PP-RS), diz que o projeto assegura aos trabalhadores domésticos direitos iguais aos dos demais trabalhadores. “Recentemente, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) reconheceu que é preciso igualar os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores, e o Brasil esta avançando nesta área, o governo brasileiro já sinalizou nesta direção”.
De acordo com Ana Amélia, apesar de o projeto ter sido aprovado, os parlamentares levantaram a questão de que ainda não há uma regra legal que garanta o seguro-desemprego para o empregado doméstico. Por isso, o projeto pode ser invalidado por uma lei que tenha mais força legal.
“Ele (projeto) foi aprovado, mas vamos aguardar as modificações que o governo deverá fazer. Nesse caso, há possibilidade de o projeto ser anulado por uma lei superior que o governo poderá adotar”, explicou a senadora.
O governo terá de fazer modificações na legislação que trata do trabalho doméstico por causa da Convenção da OIT que garante aos domésticos os mesmos direitos de outros trabalhadores. O Brasil já deu sinais de que vai adotar as recomendações da organização.
Ao comentar o projeto de lei, o senador Paulo Paim (PT-RS), disse que ele poderá garantir aos trabalhadores domésticos "algum fundo" enquanto procuram outro emprego. Para ele, apesar de ser uma "bela iniciativa", a lei poderá gerar problemas, porque quem paga o seguro-desemprego não é a Previdência Social e sim o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), ligado ao Ministério do Trabalho.
“Então, como transferir uma quantia em dinheiro da Previdência Social para o FAT para que este pague o seguro-desemprego para a empregada doméstica?", perguntou Paulo Paim. De acordo com o parlamentar, o seguro-desemprego só é viável se a trabalhadora doméstica receber seu FGTS.
O projeto foi votado em caráter terminativo no Senado e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Fonte: Correio Web
Ronaldo Cunha Lima faz última sessão de radioterapia nesta sexta
Ronaldo Cunha Lima
O senador eleito Cássio Cunha Lima viaja nesta quinta-feira (4) para São Paulo e disse esperar que o “o poeta esteja já neste final de semana de volta à Paraíba”. Conforme Cássio, os familiares fazem questão de estar junto de Ronaldo neste momento. “Embora seja difícil, a rapidez e a eficiência do tratamento nos fazem ter a certeza de que logo Ronaldo esteja plenamente curado”, declarou.
Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, o ex-senador e ex-governador da Paraiba, de 75 anos, foi internado no dia 24 de julho passado, com diagnóstico de tumor de pulmão em estágio precoce. Ele está sob os cuidados da equipe coordenada pelos médicos Riad Younes, Milberto Scaff e Fernando Arruda.
Cássio fez questão de registrar o agradecimento ao médico paraibano Dr. Leonardo Gadelha, cujo diagnóstico precoce do tumor permitiu o tratamento radioterápico indicado pelo dr. Riad Younes e que está sendo conduzido pelo radioterapeuta Fernando Arruda.
O senador eleito também agradeceu à imensa rede de solidariedade e apoio dos paraibanos formada em torno do poeta através de mensagens e orações dirigidas ao poeta e que emocionou Ronaldo Cunha Lima e todos os seus familiares.
Da Redação com Correio
População do Geisel apoia construção da Acadepol e da nova Central
Organizada pela equipe do Orçamento Democrático, a audiência reuniu uma média de 500 pessoas que manifestaram apoio ao Governo e aproveitaram para pedir ao governador Ricardo Coutinho a instalação de outros equipamentos populares que venham agregar mais valor ao projeto que se encontra em processo de discussão na Assembleia Legislativa do Estado. A proposta apresentada refere-se à instalação de uma Central de Atendimento Referencial (denominada “Central Sul”) dotada de uma Casa da Cidadania, uma agência do Banco do Brasil e um posto da AETC-JP para atender a população de toda a Zona Sul da cidade.
Na presença dos deputados estaduais Hervázio Bezerra, Adriano Galdino e João Gonçalves, da secretária de Planejamento da prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, que representou o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e do vereador Ubiratan Pereira de Oliveira (Bira), vários líderes comunitários e moradores da região se revezaram em breves pronunciamentos para dizer que o projeto apresentado pelo Governo do Estado contempla as áreas de segurança e de geração de emprego, merecendo, portanto, o apoio das lideranças e da população como um todo.
A participação do governador Ricardo Coutinho na discussão com a população da Zona Sul também foi destacada e apontada como uma prova do seu compromisso pessoal com os interesses dos paraibanos, que agora têm vez e voz nas decisões sobre o que é melhor para a coletividade. “O governador merece o nosso apoio porque ele tem o sangue do povo”, ressaltou um dos oradores. “O governador vem discutir com o povo o que é melhor para o povo, porque esta é a sua formação pessoal”, afirmou outro, que denominou de “projeto grandioso” a futura instalação da Acadepol e da Central de Polícia na entrada do Geisel.
Segurança e desenvolvimento econômico – Ciente do apoio da população ao projeto, que tem por base a permuta do terreno onde hoje funciona a Acadepol, no bairro Cidade Universitária, próximo à entrada de Mangabeira, pela área localizada na entrada do Geisel, o governador Ricardo Coutinho afirmou que a iniciativa vai favorecer não somente o desenvolvimento econômico da região (com um investimento de R$ 200 milhões na construção de um grande shopping center e a consequente geração de aproximadamente 2.500 novos empregos diretos), mas, sobretudo, o reforço na segurança pública local.
“Nos últimos anos, verificou-se nessa região um aumento nos casos de crimes letais numa ordem de quase 62%, um índice muito superior ao registrado na cidade de João Pessoa como um todo, que foi de 36%. Diante disso, nós entendemos que é preciso intensificar as nossas ações no sentido de devolver à população uma realidade de segurança e tranquilidade”, comentou, salientando que uma dessas ações significa trazer para próximo das pessoas instrumentos e instalações adequadas que proporcionem segurança.
Os instrumentos citados pelo governador são a nova Acadepol, o novo Instituto de Polícia Científica e a nova Central de Polícia, que será dotada de mais de doze delegacias e que contará com equipamentos adequados para poder referenciar toda a cidade de João Pessoa, com maior capacidade de ir e vir no atendimento à população. Os recursos para esses investimentos serão levantados a partir da negociação relacionada à permuta dos terrenos de Mangabeira e do Geisel.
“O Estado da Paraíba não dispõe de recursos próprios para poder construir delegacias, comprar veículos ou colocar tecnologia a serviço da segurança pública. Com esse processo, que está tramitando na Assembleia Legislativa, nós vamos ter no mínimo R$ 10 milhões para investir em segurança, e nós queremos trazer esses instrumentos para combater o aumento expressivo, nessa região, da insegurança pública; um aumento que não é de agora, mas que já vem de alguns ano”, enfatizou.
Vantagens – Ricardo Coutinho também esclareceu que o Governo do Estado não está dando absolutamente nada de incentivo para os empresários que querem construir shopping na entrada de Mangabeira. “Muito pelo contrário. A diferença de preço entre um terreno e outro, o Estado vai receber em dobro. Está na lei”, ressaltou.
Segundo ele, o governo está cobrando mais do que o valor do terreno, porque a parte de retorno vai servir para que o Estado invista na segurança pública, na formação dos profissionais e dos policiais, por meio da academia de ensino, e na instalação e otimização do funcionamento da Central de Polícia, que há mais de 50 anos funciona em local extremamente inadequado, no bairro do Varadouro. “Vamos construir a nova Central de Polícia e fazer com que ela gere segurança no principal espaço da cidade, onde, nos últimos anos, houve o maior crescimento no número de casos registrados de violência”, concluiu.
Da Redação com Secom-PB
segunda-feira
A partir desta segunda gasolina passa a custar R$ 2,61 na Paraíba
Em pesquisa divulgada na última semana, o Procon constatou que o preço máximo pelo qual o litro da gasolina estava sendo comercializado, em João Pessoa, era de R$ 2,699. Apesar disso o combustível chegou a ser encontrado por R$ 2,250.
O Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), utilizado para calcular o recolhimento do ICMS incidente sobre os combustíveis, é definido a partir de pesquisas das secretarias de finanças dos Estados. Na Paraíba isso é feito por meio de amostragem em postos de revenda de todo o Estado.
O documento, que foi divulgado pelo Confaz, determina o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) da gasolina C, diesel, gás liqüefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação (QAV) e álcool etílico hidratado combustível (AEHC), das unidades federadas indicadas, para aplicação a partir do dia 1º de Agosto de 2011.
Da Redação com Paraíba1
O Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), utilizado para calcular o recolhimento do ICMS incidente sobre os combustíveis, é definido a partir de pesquisas das secretarias de finanças dos Estados. Na Paraíba isso é feito por meio de amostragem em postos de revenda de todo o Estado.
O documento, que foi divulgado pelo Confaz, determina o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) da gasolina C, diesel, gás liqüefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação (QAV) e álcool etílico hidratado combustível (AEHC), das unidades federadas indicadas, para aplicação a partir do dia 1º de Agosto de 2011.
Da Redação com Paraíba1
Assinar:
Postagens (Atom)