terça-feira

MPF encontra rãs em filtro d'água e merenda estragada em escolas da Paraíba


Mais de mil colégios foram fiscalizados; um deles era usado como bar

MP irregularidades escolas 
Ministério Público da Paraíba

Promotores encontraram até rãs dentro do filtro de água, além de barbeiros e cupins nas salas de aula
Os fiscais da operação encontraram, entre a merenda apreendida em uma escola paraibana, um pacote de biscoito roído por ratos
Promotores do Ministério Público da Paraíba encontraram alimentos vencidos: a data de validade é de março, porém a inspeção foi realizada em junho


A operação também flagrou alunos sendo transportados em caminhonetes super lotadas (pau de arara) sem as mínimas condições de segurança. Além das inspeções, que são realizadas em conjunto com outros órgãos, como conselhos tutelares, o Programa de Fiscalização também realiza audiências públicas para tratar sobre a gestão das verbas da merenda escolar, atividade que tem como parceiros a Secretaria Estadual de Educação, a Controladoria Geral da União e a Advocacia Geral da União

O caso mais grave foi o de uma escola da zona rural da cidade de Gado Bravo funcionando, inadequadamente, em uma garagem. Aos finais de semana, o estabelecimento também servia como bar. No local, foram encontradas bebidas alcoólicas armazenadas junto com os produtos usados para a alimentação escolar

 Na maioria das vezes, as irregularidades eram salas de aula com estruturas precárias e armazenamento inadequado de merenda. No entanto, em uma das escolas, os promotores encontraram cupins e barbeiros, inseto responsável pela transmissão da doença de Chagas


O Ministério Público Federal na Paraíba encontrou problemas em mais de mil escolas públicas visitadas durante fiscalização. Em um dos colégios, foram encontradas rãs dentro de filtros de água. Em outros, foram identificados barbeiros e cupins nas salas de aula.
A maioria dos problemas encontrados foi de merenda vencida, guardada de forma irregular e salas de aula com infraestrutura precária. Quase 95% das 1.057 escolas fiscalizadas no período de um ano apresentavam problemas.

Segundo a promotora Fabiana Lobo, o objetivo é inspecionar as quase 3.000 escolas da rede pública do Estado. A operação constatou que os estudantes são obrigados a tomar água da torneira, sem nenhum processo de filtração.
Muitos dos alunos são transportados em caminhonetes superlotadas, os chamados "pau de arara", sem as mínimas condições de segurança, de acordo com o MPF.
Escola era usada como bar
O caso mais grave foi o de uma escola da zona rural da cidade de Gado Bravo, interior da Paraíba, que funcionava em uma garagem. Aos fins de semana, o local também servia como bar.
No local, foram encontradas bebidas alcoólicas armazenadas junto com a merenda e outros produtos de alimentação escolar.

Além das inspeções, que são realizadas com outros órgãos, como conselhos tutelares, o programa de fiscalização também realiza audiências públicas para tratar sobre a gestão das verbas da merenda escolar.
Procurada pelo R7, a Secretaria Estadual da Educação informa que além de escolas estaduais, há instituições municipais entre as fiscalizadas. O órgão também declarou que o governo da Paraíba aumentou a verba e agora investe R$ 50 milhões para melhorar a infraestrutura das instituições de ensino do Estado.

Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário