sexta-feira

Semana do Trânsito programa shows da dupla Paulo Sérgio e Daniel e Paralamas


Musicalidade, carisma e simplicidade é a receita de sucesso da dupla Paulo Sérgio & Daniel, a atração deste sábado (24) às 20h30, no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural (Funesc). O show gratuito faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, realizada em parceria entre Detran-PB e Funesc.

Criada em 2000 sem grandes pretensões, a dupla começou a ganhar espaço no cenário local com apresentações em bares e casas noturnas de João Pessoa. Logo os shows foram se tornando mais frequentes e os músicos foram conquistando o público adepto da música sertaneja.
Outro show, dessa vez da banda Paralamas do Sucesso, encerrará no domingo (25), às 20h, na Praça do Povo, a programação da Semana de Trânsito, que este ano buscou usar o poder de mobilização das atividades culturais para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de construir um trânsito humanizado e sem violência. O valor do ingresso é 1kg de alimento não perecível.
Atividades nas ilhas – Antes do show deste sábado, o público poderá ver a última apresentação do circuito das ilhas temáticas montado na Praça do Povo do Espaço Cultural, ás 17h. Nas seis estações, são realizados espetáculos de dança, circo, exibição de vídeo, cultura popular, hip-hop e música. O ciclo completo tem a duração de 1h30.

As atividades, que tiveram início na última terça-feira (20), vêm recebendo a visita diária de até 600 pessoas, entre estudantes e professores de escolas das redes pública e privada.
A programação deste sábado também conta com apresentação do espetáculo itinerante “Cordel do Carro Encantado”, que será encenada às 18h na praça central da cidade, em frente ao Hotel JK.
Segundo o Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho, o apoio cultural da Funesc foi a forma encontrada para educar para o trânsito através da arte, valorizando a cultura, os atores paraibanos e incentivando a produção de espetáculos locais.
Pela primeira vez o Detran da Paraíba  estende as atividades da Semana Nacional de Trânsito para outras cidades. Este ano, as ações envolveram os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Areia, Patos e Pocinhos.
Ingressos para show dos Paralamas do Sucesso
Os ingressos para o show da banda Paralamas do Sucesso podem ser adquiridos até este sábado (24). Os interessados devem trocar um quilo de alimento não perecível pelo ingresso. Os pontos de troca estão instalados na recepção da Fundação Espaço Cultural e Detran-PB, localizado em Mangabeira.
Para evitar a aquisição e comercialização de ingressos por cambistas, a organização do evento limitou a distribuição em um convite por pessoa.
O Detran também estará utilizando as redes sociais para divulgar as ações da  Semana Nacional de Trânsito fazendo com que a campanha ganhe uma dimensão que jamais foi atingida em outras atividades educativas. Durante a Semana Nacional de Trânsito, as informações poderão ser acessadas através endereço eletrônico www.facebook.com/detrangovpb.
Circuito das ilhas temáticas

1ª Ilha- Dança
Os passos da dança contemporânea norteiam o espetáculo “Em Trânsito” que aborda a importância do uso obrigatório do cinto de segurança e as conseqüências do não uso. Composta por 4 músicas o número completo tem duração de 16 minutos e é a primeira a se apresentar dentro do roteiro do circuito das 6 ilhas que formam a parte artística educativa da Semana do Transito montada  na Praça do Povo da Funesc. Duração: 15 minutos.
2ª Ilha – Circo

Na ilha de circo, os artistas apresentarão a peça “Bebê Carona”. Envolvendo o universo circense com toda a sua magia e humor, a performance mostrará uma ocasional ida da família à praia em um domingo ensolarado. No meio do caminho, eis que aparece um mau motorista que não respeita as leis de trânsito. O desenrolar da trama mostra a importância do uso da cadeirinha do bebê, buscando conscientizar os pais, fazendo com que o mau motorista reconheça seu erro e mude sua atitude em relação à vida. Com consciência, humor e graça os artistas Odessio Cabeça e Kleber Marone, com seus truques e números de circo, juntam-se à Família Los Iranzi para esta aventura de fazer valer a lei do uso da cadeirinha para as crianças no banco traseiro do carro. Duração: 15 minutos.

3ª Ilha – Cinema

Na ilha de cinema da Semana de Trânsito haverá apresentação de um vídeo educativo alertando sobre a importância do uso do capacete para motociclistas, os perigos da combinação entre drogas e direção e a importância da atuação das blitze.  Nas sessões, haverá a participação de dois monitores que receberão as escolas e apresentarão o documentário, um no turno da manhã e outro à tarde. Duração: 15 minutos.

4ª Ilha – Cultura Popular

A programação da ilha de cultura popular nesta terça-feira conta com apresentação do cantor Escurinho acompanhado pelo guitarrista Alex Madureira com seus cocos e emboladas. Na quarta-feira (21), quem se apresenta é o repentista Oliveira de Panelas, nas sessões das 9h e 15h. Ele fará outra apresentação na sexta, pela manhã. Na quinta-feira, Escurinho fará apresentações pela manhã e à tarde. Na sexta à tarde e sábado à tarde, a estação de cultura popular será animada pela Tribo Tupi Guarany (agremiação carnavalesca). A tribo fará apresentação de folguedo popular. Todos os grupos trabalharão a partir do slogan do Denatran, desenvolvendo temas como uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros, conscientização sobre o uso de celular ao volante e consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, respeito à faixa de pedestre, uso do capacete e equipamentos essenciais de segurança. Duração: 15 minutos.
5ª IlhaHip-hop
O gênero foi escolhido por ser algo genuinamente urbano, portanto, dentro da sistemática do trânsito e dos cuidados necessários para evitar acidentes. Através de uma instalação multimídia com carros batidos interagindo com os elementos da cultura do hip-hop com projeções, será realizada performance com grafitagem  nos  carros, enquanto um DJ realizará a discotecagem. O MC manda a mensagem de não violência no trânsito ao mesmo tempo que dançarinos de break se apresentam. De forma direta e artística se faz menção ao trânsito, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Assim, o espectador será colocado no lugar do motorista, vendo tudo acontecer ao mesmo tempo e continua seu caminho tranquilo. O estande contará com a presença do Coletivo Interativo do Circo (CIC) fazendo o break dance, os graffiteiros G2, Ross Tavares, Cyber, Persect e Giga Brow na graffitagem, o DJ Til Dal na discotecagem e o MC Essyaga como mestre de cerimônia. Duração: 15 minutos.
6ª Ilha – Música
A ilha de música contará com performance do grupo Varadouro Groove Orchestra. São seis baterias, guitarra, baixo e metais. O foco da apresentação será percussivo onde os 11 músicos que integram o projeto executarão músicas voltadas para a temática do trânsito e com enfoque voltado para o slogan “Pare, pense, mude!”, seguindo a proposta do Denatran. As apresentações do grupo começam na tarde de terça-feira (20) e seguem até o sábado (24). Duração: 15 minutos.

Serviço:
Semana Nacional do Trânsito
Data: 18 a 25 de setembro

Shows abertos ao público

Paulo Sérgio e Daniel
Data: 24/09
Hora: 20h30
Local: Teatro de Arena
Entrada: Gratuita

Paralamas do Sucesso
Data: 25/09
Hora: 20h
Local: Praça do Povo
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário