segunda-feira

Cúpula do sistema penitenciário se reúne no PB1 para conter crise


A reunião tenta acalmar ânimos dos detentos após notícia de transferências

Desde o início da manhã desta segunda-feira, 29, a cúpula do sistema penitenciário do Estado está reunida no complexo penitenciário Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2) com o objetivo de conter a tensão instalada naquele estabelecimento prisional, inclusive com greve de fome por parte de alguns internos.
A reunião conta com a participação do capitão Sérgio Fonseca, diretor daquele complexo prisional, que vem sendo alvo de denúncias de maus tratos contra os internos.
A tensão naquele presídio começou no sábado quando os detentos recolhidos nos presídios PB1 e PB2, Sílvio Porto, Róger e Santa Rita tomaram conhecimento de que alguns internos seriam transferidos para presídio federal e, inclusive, já existia uma relação com os escolhidos.
Além disso, alguns presos do PB1 e PB2 estariam iniciando greve de fome em represália a atual direção que impôs linha dura. Durante uma operação de segurança, conhecida por ‘pente fino’ agentes penitenciários haviam localizado celulares, armas e, inclusive, estimulante sexual.
Até às 10h30 a reunião ainda estava em andamento e nenhuma informação sobre o que estava sendo decidido havia sido divulgado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local, como também familiares dos presos que aguardam notícias.
Nesse fim de semana a Pastoral Carcerária não confirmou possíveis maus tratos aos apenados. No sábado o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (secção da Paraíba), Odon Bezerra esteve no presídio e não constatou nenhuma irregularidade, inclusive chegou a conversar com alguns apenados.

Da Redação com WSCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário