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Na Inglaterra, Alonso conquista 1ª vitória na temporada de F-1

Depois de 10 provas, o espanhol Fernando Alonso conseguiu sua primeira vitória na temporada atual da F-1. O piloto da Ferrari venceu o GP da Inglaterra, em Silverstone, nona etapa do Mundial, neste domingo, e quebrou jejum que durava desde o GP da Coreia do Sul, em outubro do ano passado.



Alonso comemora primeira vitória da temporada no GP da Inglaterra; clique e veja fotos
Alonso comemora primeira vitória da temporada no GP da Inglaterra; clique e veja fotos
Foi a 27ª vitória na carreira de Alonso, que já havia ficado na segunda colocação nesta temporada duas vezes (no GP da Europa e no de Monaco) e uma em terceiro (na Turquia). Já o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que viu um erro da equipe atrapalhar seus planos de vitória, ficou com a segunda colocação pela terceira vez no ano.
O resultado, contudo, não ameaçou a liderança do alemão no Mundial de F-1. Ele tem agora 204 pontos conquistados, 80 de diferença para o vice-líder, o australiano Mark Webber, terceiro colocado em Silverstone, que soma 124 pontos. Alonso já aparece em terceiro com 112.
Já a dupla inglesa da McLaren não teve o desempenho desejado pela equipe correndo em casa. O melhor colocado foi Lewis Hamilton, que ficou em quarto. Ele largou em décimo e passou boa parte da prova entre os três primeiros. Jenson Button, por outro lado, teve problemas no carro e abandonou.
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, foi o melhor e terminou a prova na quinta posição. Embora tenha iniciado bem, ele não conseguiu ser um dos protagonistas da prova, acusou problemas no carro e teve uma participação apagada. Na última volta, contudo, por pouco não roubou o quarto lugar de Hamilton.
Já Rubens Barrichello, da Williams, largou mal e da 15ª posição caiu para as últimas. Ao longo da prova teve uma participação abaixo do esperado pela equipe. Fechou a corrida em 13º, ficando mais uma vez fora da zona de pontuação.
Nico Rosberg (Mercedes), Sergio Perez (Sauber), Nick Heidfeld (Renault), Michael Schumacher (Mercedes) e Jaime Alguersuari (Toro Rosso) completam a lista dos dez primeiros colocados.
No dia 24 de julho, será disputada a décima etapa do Mundial de F-1 no GP da Alemanha, em Nurburgring.
A PROVA
Apesar da pista molhada, a largada do GP da Inglaterra foi limpa, sem acidentes. Vettel aproveitou um vacilo de Webber e assumiu a primeira colocação logo na primeira curva. Não demorou muito para o alemão abrir uma distância razoável para o australiano. Essa cena, inclusive, foi comum durante a primeira parte da prova, com os dois pilotos da Red Bull na ponta, e Alonso em terceiro.
Quem também teve um início de prova bom foi a McLaren. Button alternou de posição com Massa. O duelo foi acirrado e ganhou a companhia de Hamilton, que deixou a décima colocação e assumiu a sexta. O ímpeto do inglês provocou um equivoco nas voltas iniciais, quando errou o traçado na curva Brooklands e saiu da pista. Mesmo assim seguiu no pelotão de frente.
Na volta de número 15, Hamilton assumiu a terceira colocação. Conseguiu se distanciar bem de Massa, que, apesar de todo esforço, parece ter sentido alguns problemas no carro e daí em diante teve uma participação modesta. Até a volta de número 25 os quatro primeiros eram Vettel, Webber, Hamilton e Alonso. Com a parada de Webber, que caiu para quarto, a disputa pela primeira colocação ficou concentrada entre Vettel, Hamilton e Alonso.
Hamilton foi o primeiro a parar no box, mantendo a terceira posição no retorno para pista. Vettel não teve a mesma sorte. Ele parou na mesma volta que Alonso, mas por causa de um erro dos mecânicos da equipe perdeu a posição para o espanhol. Ainda foi ultrapassado por Hamilton. Apesar de todo o esforço do alemão, ele não conseguiu ultrapassar o rival da McLaren, ficando em terceiro.

Dimitar Dilkoff/France Presse
Alonso durante a prova de Silverstone, na Inglaterra
Alonso durante a prova de Silverstone, na Inglaterra
A Red Bull mudou então a estratégia. Antecipou a terceira parada de Vettel para a volta de número 37. A mudança surtiu efeito quando Hamilton foi para os boxes e o alemão assumiu a segunda colocação, mas não funcionou quando Alonso fez sua terceira parada. O piloto da Ferrari conseguiu manter a ponta no retorno para a pista, embora a pressão do alemão tenha sido maior.
Foi assim até o final da corrida. Alonso conseguiu manter a liderança com diferença de pouco mais de 15s para Vettel. No final, comemorou sua primeira vitória na temporada, a primeira também da Ferrari.
Já Hamilton não resistiu à pressão de Webber, que ganhou a terceira posição na saída da curva Brooklands --a mesma em que o piloto havia cometido um erro no início da prova. No final, o inglês ainda fez uma manobra de risco para evitar a ultrapassagem de Massa. Embora tenha sido o quarto, o desempenho do piloto da McLaren não agradou, pois essa era uma corrida considerada chave pela equipe na luta pelo título do Mundial deste ano.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA INGLATERRA:
1. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - 1h28min41s194 (52 voltas)
2. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - +16s5
3. Mark Webber (AUS) - Red Bull - +16s9
4. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - +28s9
5. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +29s0
6. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - +60s6
7. Sergio Perez (MEX) - Sauber - +65s5
8. Nick Heidfeld (ALE) - Renault - +75s5
9. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - +77s9
10. Jaime Alguersuari (ESP) - Toro Rosso - +79s1
11. Adrian Sutil (ALE) - Force India - +79s7
12. Vitaly Petrov (RUS) - Renault - +80s6
13. Rubens Barrichello (BRA) - Williams - a 1 volta
14. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - a 1 volta
15. Paul di Resta (ESC) - Force India - a 2 voltas
16. Timo Glock (ALE) - Virgin - a 1 volta
17. Jerome D'Ambrosio (BEL) - Virgin - a 2 voltas
18. Vitantonio Liuzzi (ITA) - Hispania - a 2 voltas
19. Daniel Ricciardo (AUS) - Hispania - a 3 voltas
20. Jenson Button (ING) - McLaren - a 13 voltas
21. Sebastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - a 27 voltas
22. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - a 29 voltas
23. Jarno Trulli (ITA) - Lotus - a 42 voltas
24. Heikki Kovalainen (FIN) - Lotus - a 50 voltas
Folha

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